Organização

“O Bosque” – Jardim Escola, Estabelecimento de Ensino Particular com Autonomia Pedagógica, leciona o Ensino Pré-escolar e o 1° Ciclo do Ensino Básico (1°, 2°, 3° e 4° anos), sendo o Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, a Escola Pública na área de influência. O colégio é constituído por dois espaços edificados independentes. Um espaço destinado à valência do pré-escolar, secretaria, gabinete de direção, cozinha, e o outro à valência do 1º ciclo. Dispõe ainda de um espaço físico para a prática desportiva, um espaço multi-funções e dois recreios no exterior

A entidade titular nomeia dois órgãos de gestão:

                   . Direção pedagógica – Condução da ação educativa e pedagógica

. Direção administrativa e financeira

No Ensino pré-escolar há uma Educadora de Infância e uma assistente operacional para cada sala. No 1° Ciclo do EB existe um professor para dois anos de escolaridade.

No 1° Ciclo, seguem-se os currículos nacionais, enquanto que no ensino Pré-escolar, seguem-se as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.

No início do ano letivo são feitas reuniões coletivas, com vista à introdução dos Programas e Projeto Educativo, descrição do funcionamento global da Instituição, incluindo metodologias base de ensino e de avaliação adotadas, apresentação dos docentes e esclarecimentos gerais.

Durante o ano letivo são fornecidas aos Pais três informações escritas sobre a evolução das Crianças. Sempre que os Pais desejam reunir com as Educadoras e/ou Professores, estes estão sempre disponíveis em dias específicos para o efeito. A lecionação da Língua Estrangeira – Iniciação à Língua Inglesa, inicia-se no 1° ano do 1° Ciclo.

Nos períodos de interrupção letiva é apresentado aos pais um plano de atividades, internas ou externas ao colégio, com a opção de participação dos alunos.

O Bosque Jardim-escola valoriza a formação dos seus alunos na comunidade educativa, visando a partilha, estabelecer relações de maior proximidade e ter o mesmo ideal educativo, com outras organizações escolares da zona.

. Desenvolve programas de formação pedagógica, humana e social;

. Desenvolve programas e protocolos com instituições de âmbitos diversos;

. Promove intercâmbios com outros organismos públicos e privados;

. Dialoga com o meio circundante de modo a permitir aos seus alunos o conhecimento da realidade que os envolve;

. Adere a projetos de âmbito nacional.